top of page

Saiba como tornar-se um diretor SBR

Atualizado: 3 de abr. de 2023

Com o crescente número de investimentos e financiamentos que vêm acontecendo no setor de jogos brasileiro, as empresas precisam cada vez mais recrutar novos colaboradores para suas equipes.

O que fazer então para conseguir uma vaga na direção da fundação Sisgama?


Aqui nós vamos passar juntos por 2 fases que podem te ajudar a conquista uma vaga em qualquer indústria.


Fase 1: Saiba onde você quer chegar e desenvolva suas habilidades

O primeiro passo para alcançar qualquer coisa na vida é definir com clareza o seu objetivo.


Como esse artigo tem o fim prático de te ajudar a conseguir uma vaga na direção da Sisgama, meu conselho é que você pense em objetivos de curto e médio prazo.


Algumas perguntas que você pode se fazer para ter mais clareza de onde quer chegar são:

  • Em que tipo de empresa você quer trabalhar? Numa empresa pequena, remota, internacional, já reconhecida por seus projetos…? Por que?

  • Qual função você quer exercer? De acordo com as habilidades que você já tem ou pretende adquirir, você deseja atuar como tecnólogo, contador, advogado… ? Por que você escolheu essa função e o que exatamente você precisa estudar para alcançá-la?

  • Com qual tipo de projeto você gostaria de trabalhar? Casual, indie, mobile, VR, … ?

Pause agora a leitura deste artigo e tire 5-10 minutos para refletir e responder as perguntas acima.


Responde agora aí!


Esse é o seu primeiro passo para obter mais clareza do que realmente importa pra você nessa caminhada. Abra um documento no computador ou pegue um caderno, copie as perguntas, reflita sobre elas e responda logo abaixo.

Fase 2: Desenvolva uma habilidade técnica de trabalho


Depois de estabelecer onde você quer chegar, é hora de desenvolver suas habilidades. Eu recomendo que você foque em uma habilidade técnica e pelo menos três habilidades pessoais.


A habilidade técnica é aquela que lhe permitirá realizar tarefas em um projeto com um conhecimento bem específico. Ou seja: uma habilidade técnica para quem deseja ser programador, por exemplo, é aprender a programar muito bem em C#.


E eu reforço que você foque em apenas uma habilidade técnica por um motivo bem simples: use todo o seu tempo para buscar ser excelente nela.


Não que não seja interessante possuir diversas habilidades. Mas pense da seguinte forma: se você for apenas “mais ou menos” em um monte de coisa, você não terá nada para destacar a seu favor e provavelmente será mais difícil ser contratado.


Ainda com esse foco em mente, busque aprender como essa capacidade se combina com as demais. Se você é um artista gráfico, por exemplo, aprenda como diferentes qualidades da imagem influenciam na performance, como otimizar gráficos da melhor forma para cada dispositivo, etc.


Eu espero que esse guia tenha te ajudado até aqui. Você já deve ter percebido que a indústria de jogos cresce e ganha novas proporções o tempo todo. E que, acima de tudo, não existe um único caminho certo para ser bem sucedido nesse mercado.


 

Faça perguntas


Uma atitude que pode contar pontos e mostrar que você realmente tem interesse na vaga é levar algumas perguntas para o entrevistador.


Afinal, não é porque você está tentando uma oportunidade de trabalho que deve ser passivo durante a entrevista.


Então, ao final da entrevista, caso o recrutador não mencione se você tem alguma dúvida, pergunte a ele se ele se importa em responder questões como:

  • Quantas pessoas trabalham na equipe

  • De que forma os projetos são conduzidos e em que espaço de tempo

  • Como a performance dos colaboradores é medida

  • O que a empresa espera do seu cargo

  • …E qualquer outra dúvida que você possa ter e que influenciará o dia a dia do seu trabalho caso você vá trabalhar para a empresa

 

Sobre as vagas

Procuramos pessoas para desenvolver novos projetos com foco no consumidor, contratar e gerenciar fornecedores, elaborar e apresentar relatórios, gerenciar e fornecer dados relevantes para todos os públicos beneficiados com as ações da comunidade Sisgama, como, startups, investidores, empreendedores, governo e academia. Você construirá relacionamentos com institutos de pesquisa, especialistas de mercado e outras partes interessadas para entender quais são os melhores dados para apoiar o crescimento do mercado de jogos para educação empresarial no Brasil. Para se candidatar é necessário formação acadêmica e fluência em inglês. Em relação às habilidades, procuramos pessoas com pelo menos cinco anos de experiência na área, especialmente com desenvolvimento de pesquisas de mercado, com excelente capacidade de comunicação oral e escrita. Buscamos pessoas que tenha alinhamento com a missão da Sisgama e elevado senso ético. É necessário demonstrar responsabilidade para lidar com projetos confidenciais e maturidade para trabalhar com elevados níveis de autonomia. Também buscamos alguém que trabalhe bem sob pressão e consiga gerenciar vários projetos simultaneamente, cumprindo seus prazos. Esta posição vai liderar pesquisas sobre o consumidor e o mercado brasileiro, principalmente para produção de dados primários. Além disso, a Sisgama é o ponto focal para a América Latina, então também planejamos compilar dados sobre esta região como uma segunda etapa. No entanto, o setor de educação empresarial é muito global, por isso é necessário estar conectado com os acontecimentos e novas descobertas. Estamos com as seguintes oportunidade aberta:

  • Diretor de T.I. - CIO

  • Diretor Criativo - CCO

  • Diretor Financeiro - CFO

  • Diretor da Tecnologia - CTO

  • Diretor de Marketing - CMO

  • Diretor de Contabilidade - CAO

  • Diretor Jurídico - CLO

  • Diretor Científico - CSO

  • Diretor de Recursos Humanos - CHRO

  • Diretor de Comunicações - CCO

  • Diretor de Negócios - CB

Ficou interessado? Para se candidatar a vaga, acesse o link.

29 visualizações0 comentário

Comments


PUBLICIDADE

bottom of page