top of page

Pesquisa aponta que Inovação aberta está em 88% das empresas no Brasil

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Segundo pesquisa da Softex, as startups são o principal perfil de parceiros em ações de open innovation nas empresas ouvidas no levantamento.


O conceito de open innovation, ou inovação aberta, modelo de negócios que busca inovações em parceria com organizações externas à empresa, está presente em 88% das companhias no Brasil. É o que indica o estudo “O Panorama da Inovação Aberta nas Empresas do Brasil” elaborado pela organização social Softex, que ouviu 63 empresas de todos os portes, mercados e regiões do país.


O levantamento mostra que as startups (67%) são o principal perfil de parceiros em ações de inovação aberta nas empresas ouvidas. E 76% das companhias vêm realizando investimentos em inovação com recursos próprios, além de 62,5% que têm programa de intraempreendedorismo, modelo de incentivo ao empreendedorismo dentro das próprias organizações.


“Sabemos como é importante gerar informações qualificadas sobre esse tema", destaca Rayanny Nunes, líder de Inovação da Softex. Segundo a executiva, a partir dos aprendizados obtidos e compartilhados no estudo, é possível estabelecer estratégias e desenhos de operação voltados à inovação aberta de uma forma mais palpável e direcionada para melhor apoiar empresas, startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).


De acordo com a organização, a pesquisa aborda seis tendências apontadas como as principais para inovação aberta no país nos próximos anos. São elas:


  • amadurecimento do corporate venture capital [fundo de investimento criado por uma companhia para investir em startups e outros negócios];

  • adoção da estratégia de fusões e aquisições para alavancar negócios;

  • corporate venture building como alternativa de concepção de novos negócios;

  • maior participação em hubs de inovação;

  • aposta em joint ventures (empreendimentos conjuntos) e em outros tipos de colaboração entre grandes organizações; 

  • adoção de processos internos de governança e compliance para impulsionar a inovação aberta.


SINERGIA ENTRE SETOR FINANCEIRO E ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

A sinergia entre instituições financeiras e iniciativas de inovação foi um dos temas debatidos durante o FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, realizado em agosto deste ano.

11 visualizações0 comentário

Commenti


PUBLICIDADE

bottom of page