top of page

6 dicas para empreendedores inovadores

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Muitas são as perguntas sobre empreendedorismo que nos deparamos ao iniciar o próprio negócio, empreender e conquistar liberdade financeira é o sonho de muitos brasileiros.


Porém apenas sonhar neste caso não seja suficiente para tirar as ideias do papel e fazer seu negócio crescer.


Bom, vamos lá.


Alguns fatores podem ser: falta de informação e conhecimento, falta de planejamento, e diversas dúvidas e inseguranças. Esses são alguns pontos importantes que podem impedir o crescimento saudável do seu negócio. É necessário a criação de um planejamento estratégico visando possíveis riscos, e focando em bons resultados.


Por esse motivo, e conhecendo o cenário em que muitos empreendedores iniciantes vivem, trouxemos 6 dicas de empreendedorismo para quem está começando ou pensa em tirar um projeto inovador do papel.

1 – Defina e entenda o problema

Um problema é uma determinada questão ou um determinado assunto que requer uma solução. A nível social, trata-se de um assunto particular que, uma vez resolvido, se torna benéfico para a sociedade (por exemplo, conseguir diminuir a taxa de pobreza de um país).


2 – Estude uma solução viável

Um vetor x que satisfaz as restrições de um problema de programação linear é denominado de solução viável ou factível. Um vetor que não satisfaz alguma restrição é chamado de solução inviável. O conjunto de todas as soluções viáveis forma a região viável ou região factível.


3 – Administre seu projeto

A gestão de projetos é a aplicação de processos, métodos, habilidades, conhecimento e experiência para alcançar objetivos específicos de acordo com os critérios e parâmetros desenvolvidos na concepção. A gestão tem a entrega de resultados limitada por um tempo e orçamento.


4 – Tenha uma rede de contatos confiável

O Networking é uma atitude de marketing pessoal através do cultivo da sua rede de contatos. Muitas vezes descuidamos desta prática tão importante para se manter atrativo para o mercado de trabalho.


5 – Tenha muito cuidado com parasitas da inovação

A concorrência entre empresas é um elemento que compõe a dinâmica do mercado. Ou seja, é algo que faz parte dos negócios e cada empresa deve ter sua estratégia para lidar com isso. No entanto, existe um limite ético nessa competição. Ou pelo menos deveria existir. Quando esse limite é ignorado, nos deparamos com a concorrência desleal.


6 – Gerencie com responsabilidade suas finanças

Cuidar das suas finanças é algo que muitos empreendedores têm dificuldade no seu dia a dia, por mais que se trate de algo de grande importância, ainda mais quando existe mais de uma pessoa envolvida, como é no caso de um sociedade, por exemplo.


Inclusive, quanto mais pessoas fazem parte da sociedade, maior deve ser a sua responsabilidade financeira, pensando que cada projeto traz consigo uma série de atribuições a serem cumpridas pelos seus sócios, o que inclui a alimentação, moradia, filiais e muitos outros tópicos.

Nós sabemos que o início de um negócio não é fácil, poderão vir muitas dúvidas, incertezas. Mas o que também sabemos é que valerá a pena todo o esforço e recursos envolvidos em busca dos seus resultados.


Se você tem mais dúvidas sobre planejamento e gerenciamento de projetos, você pode discutir suas dúvidas com a comunidade, aprender e se inspirar com os debates do anomalias. Clique aqui e acesse os debates.


10 visualizações0 comentário

Comments


PUBLICIDADE

bottom of page