top of page

3 motivos para comprar Bitcoins em 2022

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Vale a pena comprar Bitcoin hoje? Mesmo diante do preço do ativo em queda desde o começo do ano, entenda os motivos para considerar comprar BTC hoje.



Antes de seguirmos, vale frisar que as informações aqui contidas devem ser utilizadas apenas para fins informativos. A decisão de comprar ou não uma criptomoeda deve ser tomada pelo próprio investidor, com base em uma análise pessoal e em seu perfil, considerando também todos os riscos envolvidos.


Dito isso, veja abaixo três dos principais motivos que fazem com que investidores comprem Bitcoin mesmo em períodos de receio do mercado, como o que estamos observando em 2022.


1. Os fundamentos permanecem os mesmos

O Bitcoin é a principal criptomoeda do mercado e isso se deve principalmente ao fato de que seus fundamentos, no longo prazo, não mudam. Pelo contrário, o criptoativo foi desenvolvido para se tornar ainda mais seguro e escasso com o tempo.


O processo de halving pelo qual o Bitcoin passa a cada quatro anos faz com que o número de novas moedas emitidas para circulação seja cada vez menor e mais difícil de ser minerado. Até 2140, serão criadas 21 milhões de Bitcoin, sendo esse seu fornecimento máximo, que não pode ser alterado.


Sua escassez e descentralização fazem com que o Bitcoin seja um ativo fortemente resistente à inflação, visto que novas moedas não podem ser simplesmente emitidas por um órgão centralizador no momento em que assim decidir, como é feito com as moedas fiduciárias. Tudo isso garantido pela segurança da tecnologia Blockchain.


Essas características levaram pessoas e empresas a comprar Bitcoin para ser utilizado como reserva de valor, assim como é feito com o ouro, como forma de se proteger da inflação acentuada pela pandemia de Coronavírus, por exemplo, em muitos países.


2. Performance do Bitcoin nos últimos anos

Como consequência da coerência dos fundamentos que acabamos de comentar e do aumento da adesão e confiança das pessoas no Bitcoin, a criptomoeda apresentou uma incrível valorização nos últimos 12 anos.


Considerando que o Bitcoin foi criado para se tornar cada vez mais escasso, enquanto vemos a demanda pelo ativo aumentar continuamente em escala global, a tendência é que ele continue se valorizando com o tempo.


Logo, o histórico do Bitcoin reforça mais um motivo para investir na criptomoeda a longo prazo. Não à toa, grandes players do mercado, como Tesla e MicroStrategy, são exemplos de fortes companhias que decidiram comprar Bitcoin para compor suas reservas.


Se nomes de peso como esses estão segurando Bitcoin, esse é um bom sinal sobre o futuro do ativo e um indicador para mais pessoas avaliarem a possibilidade de também comprar a criptomoeda.


Sobre esse motivo, é sempre necessário lembrar a máxima que rendimentos passados não garantem retornos futuros. Logo, todo esse histórico é importante para que entendamos que, mesmo com a queda do Bitcoin, esse ativo ainda é considerado promissor e pode ser uma ótima alternativa, desde que seja compatível com o seu perfil.


3. Oportunidades de comprar Bitcoins na baixa

A queda da criptomoeda permite ao investidor adquirir uma quantidade maior de Bitcoin a um preço mais baixo. Isso vale não apenas para BTC, como para as demais criptomoedas também.


Então, se você já entendeu o quanto o Bitcoin é promissor e chegou à conclusão de que esse é um ativo para você, essa pode ser uma chance de aproveitar o momento de criptomoedas em queda para começar a investir. Já investidores mais experientes vêem nesse momento uma oportunidade de ampliar sua posição e melhorar seu preço médio.


No entanto, apesar do cenário de queda oferecer boas oportunidades para investidores, é fundamental ter cautela na decisão sobre a compra de um criptoativo, pois não é possível prever até quando uma queda continuará ocorrendo e o preço voltará a subir.


Portanto, esteja ciente dos riscos do mercado em momentos de bear market. Nessas horas, é muito importante agir com a consciência de realizar aportes dentro do valor que você consegue sustentar e que esteja de acordo com seu planejamento.


Nesse sentido, manter uma estratégia de aportes mensais e Dollar-Cost Averaging continua sendo uma maneira efetiva de se beneficiar tanto dos cenários de alta quanto de baixa das criptomoedas e que pode ser avaliada por você.

12 visualizações0 comentário

Comments


PUBLICIDADE

bottom of page